Sim, porque a prática é extremamente SIMPLES e, quando adequadamente aplicada, permite ser adaptada a qualquer público.
Nossa metodologia se baseia em 4 pilares aos quais pode ser dada mais ou menos ênfase, conforme a necessidade de cada praticante e objetivo da aula.
E quais são esses princípios?
Movimento
Os movimentos da Capoeira baseiam-se na fluidez e liberdade, são altamente adaptáveis e funcionais, utilizam somente o peso corporal e permitem que todos os treinos sejam diferentes, gerando variabilidade de progressões.
A cada treino há um desafio possível de ser atingido, promovendo fortalecimento, melhora da mobilidade, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal.
Música
A música é parte fundamental da Capoeira e todos os participantes têm a oportunidade de vivenciá-la por meio da prática dos instrumentos, roda, atividades dirigidas e livre interação com a música, potencializando a inteligência musical e melhorando habilidades psicomotoras, cognitivas, de concentração e memória.
Camaradagem
É termo típico da Capoeira utilizado para definir “cooperação”, é através da camaradagem que reunimos potencialidades individuais para atingir objetivos comuns, sendo a roda o exemplo mais clássico, onde todos desempenham papel importante e se alternam entre habilidades físicas, musicais e emocionais gerando ambiente coletivo em que todos se sintam pertencentes.
Atenção Plena
Em todas as aulas são introduzidos exercícios de presença que proporcionam um momento de meditação ativa e concentração focada no agora, na percepção do espaço e do próprio corpo, o que a longo prazo melhora a concentração, neuroplasticidade e reduz ansiedade.